Análise sobre o mercado mineiro de publicidade


Para se destacar, uma agência mineira de comunicação deve estar preparada para as variáveis controláveis e incontroláveis do mercado. O otimismo e a ousadia são essenciais para o crescimento do mesmo. Estamos ao lado de uma potência na publicidade que é o mercado paulista, onde são criadas tendências e técnicas cada vez mais atuais impulsionadas pelo forte comércio de consumo, diferente de Minas, onde a economia é de bens de produção.


Falta mão de obra intelectual e pensamento estratégico para compreender o mercado em que vivemos. É necessário que as agências façam o seu dever de casa, investindo em pesquisas, entendendo melhor o seu cliente para que se possa ser elaborado um marketing mais estratégico e consistente para o sucesso do produto e conseqüentemente da publicidade em geral.

É imprescindível que o jovem publicitário saiba vender suas idéias e agregar valor ao que lhe foi ensinado no banco de faculdade. Acrescentar ao seu conhecimento a psicologia, economia e o funcionamento do mercado em geral.

O grande aumento de agências e profissionais autônomos preocupa este setor que cada vez mais oferece o trivial ao cliente, sem inovar e arriscar no novo e no ousado. O mercado se encontra morno, predatório, onde as grandes agências engolem as pequenas, que por sua vez, acabam monopolizando os grandes clientes. É necessário que o mercado seja colaborativo e passe a discutir o cenário atual.

As agências devem valorizar suas idéias, e parar de achar que publicidade é apenas uma peça ou arte bem feita. É necessária além de uma boa redação e de um bom designer, uma perspectiva e uma estruturação que possa fortificar o ciclo de vida do produto deste cliente.
Falta um olhar mais entusiasmado para a publicidade por parte dos mineiros. Aculturar estes clientes com uma publicidade de valor e de intelectualidade, onde um bom plano de marketing, uma boa consultoria, uma boa estratégia deva ser indispensável no sucesso, entendimento e no posicionamento de um produto.

O investimento em tecnologias e aprendizado de novas mídias deve estar de acordo com a solicitação do mercado. A publicidade vem evoluindo juntamente com o crescimento da economia e das novas mídias digitais. Hoje em dia, uma agência deve estar preparada para a tecnologia que conquista o espaço no campo de merchandising.

Lembrar que uma campanha de marketing bem realizada, de consistência e de planejamento faz com que o cliente vista a marca da publicidade mineira, levando o nosso nome e portfólio para outros lugares, mostrando que somos capazes de trabalhar o nosso cliente e compreender as possíveis falhas e derrotas.

 Deve haver um aquecimento neste mercado em geral que possa alavancar o crescimento de forma estrutural, com soluções e capital intelectual prontos para atender a demanda e guiar o futuro da publicidade para um caminho mais confiável e necessário para o cliente.


por Fernando Sandim

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