Desafios da televisão atual


Por Fernando Sandim


De fato a televisão não é mais a mesma de tempos atrás. A internet cada vez mais convergindo com a TV, a opção de escolha no que se deseja assistir, as opções de gravação no próprio aparelho com a utilização de HD's internos e externos, o poder de baixar o episódio de uma série ou rever um vídeo no Youtube. Estas facilidades são as variáveis incontroláveis enfrentadas pela televisão nos dias atuais e afeta diretamente a receita publicitária de veículos de comunicação. Um capítulo de novela gravado na Globo e postado no Youtube é bom para os anunciantes do Youtube, e não os da Globo. 


Outro conforto já disponível em algumas operadoras de tv por assinatura é o VOD (Video On Demand), ou em português, vídeo sob demanda, possibilita o assinante escolher a hora de assistir o filme quantas vezes quiser. A rede Telecine lançou este ano o Telecine Play, onde fica em cartaz alguns destaques de sua programação e o assinante pode assistir quando quiser. A SKY e a NET possuem um DVR, gravador digital interno de 500 GB onde é fácil programar e gravar o que você deseja assistir na hora que puder.

Isso quer dizer que este poder de escolha do consumidor moderno facilita cada vez mais o dia-a-dia, onde você não precisa estar na hora em que aquele canal deseja, mas na hora que você pode? Bom, quase isso! Um dos maiores produtos que gera receita publicitária para os veículos e é uma paixão nacional em todo território nacional, as novelas, ainda conseguem segurar a audiência e fazer com que o telespectador esteja em frente a televisão exatamente no horário de exibição. 

Os canais de tv terão que investir cada vez mais em programação ao vivo, que prenda o telespectador todos os dias, para que assim não perca audiência e visibilidade para seus anunciantes. Jogos, reality shows, novelas e jornais são produtos que serão produzidos com mais qualidade e agilidade em suas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário