Marcas devem se transformar em Clubes com torcedores

por Fernando Sandim


Imagine só, seu filho nasce e te perguntam para qual time ele vai torcer. Você responde de forma entusiasmada: ele vai torcer pra Fiat, Coca-Cola. Meu filho é Google! Lógico que estas empresas não são clubes de futebol, mas são marcas, assim como Corinthians, Flamengo, Cruzeiro.

Estes clubes colecionam milhões de torcedores fanáticos, fiéis aos seus produtos, seus valores, sua história. Consumidores que lotam estádio, cantam o hino e defendem o time com unhas e dentes. Este é o sonho de qualquer empresa. Transformar sua marca em algo tão forte, fazendo o consumidor acreditar em suas histórias e conquistas.  A fórmula é exatamente esta, transformar marcas em times, fidelizando o cliente com todo o seu potencial.

Diferente do que acontece com os torcedores de clubes, quando uma marca não agrada o consumidor o mesmo troca de time e passa a experimentar o adversário. No futebol não é exatamente assim. Acontece a crença na história do clube, a identificação com as conquistas, e outros fatores que forçam um engajamento quase eterno do torcedor com a marca.

As empresas precisam aperfeiçoar este engajamento. Contar histórias e aproximar-se dos consumidores. Formar times e seguidores. As redes sociais facilitam este engajamento e possibilitam contar estas histórias, porém estas marcas precisam ir mais além. É necessário convencer os clientes que a sua história e seus valores são mais fortes e mais aplausíveis que as outras. Uma marca necessita de conteúdo e depoimentos.  Só assim as empresas deixarão de ser marcas e se transformarão em times, clubes de torcedores fiéis.

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