A era dos televisores conectados

por Fernando Sandim


Desde muito tempo a televisão foi uma mídia para anunciantes que desejavam impactar o seu respectivo target em horários estratégicos de acordo com classe social e faixa etária. Embora fosse sempre uma mídia de alta dispersão, a TV conseguiu reunir ao longo dos  anos grandes marcas em intervalos de novelas, filmes, desenhos, programas, shows e futebol.

A internet e outras mídias conseguem chamar a atenção de consumidores alvos destas grandes marcas. A entrada do OnDemand das TVs por assinatura faz com que o telespectador não fique preso na faixa nobre dos canais a cabo Telecine Premium ou HBO. Os gravadores digitais das TVs por assinatura realizam uma “descravização” do telespectador ao horário estipulado pela emissora.

Olhando assim, parece que a publicidade na TV vai acabar, a mídia televisiva vai ser uma estratégia a menos para as agências de publicidade. Mas não! A forma de se anunciar irá apenas se modificar. O próprio Boni, ex-vice diretor de programação da TV Globo afirmou em uma entrevista no programa Alta Horas que a forma de fazer televisão irá mudar. A emissora carioca deverá investir em programação ao vivo e futebol.


Com a chegada das SmartTVs no Brasil, a transformação será radical em muitos segmentos de programação. Os horários de filmes em canais abertos que conseguem anunciantes de peso, como a Tela Quente e Sessão da Tarde serão os primeiros a sofrer o impacto. Sites como o Netflix, NetMovies vão dar a experiência Ondemand ao telespetador em poder alocar os filmes por controle remoto e assistir quando quiser.

A maior revolução vai ser a vingança das marcas com os canais abertos. Antes tendo que investir milhões em espaço publicitário nos horários nobres, elas vão poder oferecer conteúdo inteligente e interessante que irão potencializar seus produtos. Os chamados brand channel irão disputar audiência igualmente com os canais abertos. Antes elas se apresentavam em estratégia de brand content , ou uma aparição nas provas do Big Brother Brasil, agora elas vão poder produzir o seu próprio conteúdo voltado para o respectivo target.

A marca passa a se comunicar diretamente pela televisão, chegando mais perto do consumidor, oferecendo conteúdo de relevância como estratégia de brand marketing.

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